Marcadores

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Por que fazer uma avaliação física?

A prática regular de exercícios físicos esta em evidência. Sejam pelo apelo feito na mídia “artistas” em busca do corpo ideal, seja pela popularização da pratica esportiva e a maior visibilidade que os atletas têm nos dias atuais como pelo aumento da incidência de doenças crônicas degenerativas e da importância dos exercícios para o tratamento. Exercícios físicos regulares promovem adaptações morfológicas, hormonais e hemodinâmicas que são de grande importância no tratamento não farmacológicos de doenças crônicas como obesidade, hipertensão e  diabetes.
Daí a importância da avaliação física que tem como função reunir maior quantidade de informações possíveis sobre o avaliado, tem grande relevância quando se inicia um programa de exercícios físicos, através dela será traçado um perfil do quadro funcional, morfológico além de também analisar o quadro clinico (históricos de doenças associadas).
A avaliação física é um processo de tomadas de decisão realizada através de testes, com o intuito de quantificar a situação do avaliado e em uma nova avaliação analisar o desenvolvimento promovido pelo programa de exercícios físicos.  Segundo Guedes e Guedes (2006) a avaliação se caracteriza por um processo que se torna possível reunir informações que auxilia na identificação de características individuais associadas a pratica de exercícios físicos. Segundo Pitanga (2005) O processo de avaliação física dever ser continuado, sendo representado pela avaliação diagnóstica, formativa e somativa.
1.       A avaliação diagnóstica é feita no inicio da preparação com o objetivo de conhecer a condição inicial do atleta/aluno.
2.       A avaliação formativa geralmente realizada em períodos da preparação física para verificar o andamento do trabalho.
3.        E a avaliação somativa geralmente é realizada no final da temporada e determina padrões de rendimento.
Através da avaliação física é possível observar aspectos físicos morfológicos, funcional-motor e fisiológico.  A avaliação pode ser o melhor parâmetro de que seu treino esta desenvolvendo adequadamente, se você não esta tendo resultados satisfatórios marque a sua a já.

GUEDES, Dartagnan Pinto. GUEDES, Joana Elisabete Ribeiro.  Manual Prático Para Avaliação em Educação Física. Editora Manole. 1ª. Ed. 2006.
PITANGA, Francisco José Gondim. Testes, Medidas e avaliação em Educação Física e Esportes. Editora Phorte, 4ª. Ed. 2005.