Será que exercícios pliometricos são eficazes para saúde óssea de crianças e adolescentes?
Esse foi o objetivo de Gómez-Bruton A, e colaboradores (2017) e depois de uma análise criteriosa 26 artigos preencheram os critérios de seleção e foram incluídos nesta revisão. Os artigos foram subdivididos em quatro tipos intervenções: Conteúdo Mineral Ósseo (CMO), Densidade Mineral Óssea (DMO), Estrutura Óssea e outros fatores que afetam a massa óssea (ingestão de cálcio, estado puberal, protocolos de treino e raça).
Segundo os autores, em relação ao CMO os exercícios pliometricos promovem benefícios. Uma intervenção combinada de 15 minutos extras de corrida e saltos quando comparados ao grupo controle. Já para a DMO sugeriram mais estudos que comparem diferente tipos de intervenções com a finalidade de determinar qual mais eficaz em relação a massa óssea. Em relação aos Índices de estrutura óssea e força nenhum dos estudos avaliou a estrutura e força óssea, porém sugere que que quanto mais tempo os exercícios são praticados melhores são os benefícios dessas intervenções. Para ingestão de cálcio embora tenham encontrado poucos estudos que avaliaram em conjunto exercícios pliometricos e ingestão de cálcio. Parece que é mais eficaz realizar exercícios e consumir cálcio que realizar o exercício sozinho ou só consumir cálcio. Em relação a maturação biológica sugeriram novos estudos para implementar uma intervenção em crianças púberes e pre-puberes e assim determinar em qual fase o exercício apresenta melhores benefícios apesar de relatarem efeitos positivos em ambas as fases. Quanto a análise do efeito dos exercícios em diferentes raças, apenas dois estudos foram selecionados e após a intervenção e encontraram maiores efeitos na DMO em crianças asiáticas quando comparadas a crianças brancas em programas de treinamento semelhante. Porém, estas diferenças foram atribuídas a diferenças na faixa etária.
Conclusões:
• Intervenções de salto durante a infância e adolescência melhoram os parâmetros de saúde óssea, como a CMO, DMO e a estrutura óssea sem apresentar efeitos colaterais.
• Além disso, estes efeitos são mantidos no tempo após a intervenção ter terminado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário