Marcadores

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Pliometria no Futebol e Carga Ótima de Treinamento





Já é amplamente reportado os efeitos do treinamento pliométrico na melhora do desempenho esportivo. Diversas modalidades esportivas utilizam o método com o objetivo de melhorar a velocidade de corrida, habilidade de mudança de direção, resistência muscular e força máxima. Porém uma pergunta muito realizada é em relação a carga ótima de treinamento. Tentando responder essa questão Ramirez-Campillo et al, (2018) verificaram em 73 jovens de idade entre 10,9 e 15,9 anos engajado em um programa de treinamento com o futebol o efeito do TP. Os grupos foram randomizados em Grupo com altura fixa (GFixed n = 25), Grupo de altura ótima (GOpt, n = 24) e grupo controle (CG, n = 24). Os grupos de GFixed e GOpt realizaram o TP duas vezes na semana onde ouve uma substituição de treinos técnicos-táticos e o CG continuaram com a mesma rotina.
A diferença entre os grupos experimentais é que o GFixed utilizou caixa de altura fixa (30cm) e o grupo GOpt a altura da caixa foi individualizada através do teste de Índice de Força Reativa (RSI). Foram realizadas avaliações de antropometria, RSI no Drop Jump (achar a altura ideal da caixa), teste de sprint de 20 metros, teste de mudança de direção no Illinois e o teste de corrida de 2,4 km, teste de chute máximo e os testes de agachamento de 5-RMs. De acordo com os resultados os grupos não diferiam antes da intervenção. Porém, após as 7 semanas de treinamento ambos os grupos submetidos ao TP melhoraram na maioria dos testes e com um efeito mais significativo para o GOpt. As únicas variáveis que não melhoraram após o TP foi para o teste de Sprint de 20 metros para o GFixed e em relação ao teste de resistência e o teste de chute máximo para ambos os grupos. A mensagem que fica é que independentemente do método de treinamento que seja utilizado a individualização e a especificidade do treinamento é um aspecto de grande importância para melhora do desempenho. 


REFERÊNCIA
Ramirez-Campillo R, Alvarez C, García-Pinillos F, Sanchez-Sanchez J, Yanci J, Castillo D, Loturco I, Chaabene H, Moran J, Izquierdo M,. Optimal Reactive Strength index: Is it an Accurate Variable to Optimize Plyometric Training Effects on Measures of Physical Fitness in Young Soccer Players? J Strength Cond Res. 2018 Apr;32(4):885-893.

Nenhum comentário:

Postar um comentário