Marcadores

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

AVALIAÇÃO DE POTÊNCIA DE MMII - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES E POUCAS DESCULPAS

Quem trabalha com avaliação de potência de membros inferiores normalmente estão familiarizados com os testes Squat Jump (SJ) e Salto com contra-movimento (CMJ). Estes testes geralmente são realizados em uma plataforma de força e/ou em tapetes de contatos tanto em laboratório como em campo. Uma outra opção com utilização de recursos tecnológicos é através de aplicativos de celular. Porém, outros testes são sugeridos para quem não tem esse aparato tecnológico, dentre eles temos o Sargent test (SAR), Abalakov teste (ABA) e os testes de horizontais com as duas pernas (SH) e o salto triplo ST. 
Com a finalidade de verificar a confiabilidade entre os testes com utilização de aparato tecnológico e sem. Então, Markovic, Dizdar e Cardinale (2004) verificaram a confiabilidade entre o SJ e CMJ através do tapete de contato com os testes sem utilização de tecnologia (SAR, ABA, SH e ST). De acordo com os resultados todos os testes apresentaram o Coeficiente de confiabilidade altos (α = 0,93 e 0,98) só que dentre os testes que apresentaram maiores coeficientes foram o SJ e o CMJ (α = 0,97 e 0,98). Os testes de SJ e CMJ também apresentaram os maiores Coeficiente entre ensaios e coeficiente de correlação intraclasse. Lá no artigo tem mais dados sobre as analises (ver figuras). Porém, a mensagem mais importante que fica, pelo menos para mim é que a falta de recursos tecnológicos não é desculpa para realização de avaliações periódicas e monitoramento de treinamento físico. 

Markovic G, Dizdar D, Jukic I, Cardinale M. RELIABILITY AND FACTORIAL VALIDITY OF SQUAT AND COUNTERMOVEMENT JUMP TESTS. Journal of Strength and Conditioning Research, 2004, 18(3), 551–555 q 2004 National Strength & Conditioning Association. DOI: 10.1519/1533-4287(2004)18<551:RAFVOS>2.0.CO;2




#CMJ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário